Quando as pessoas pensam em trekking, começam a pensar em terras distantes. O trekking é uma das atividades mais populares da indústria de viagens de aventura que está em constante expansão à medida que aumenta o número de aposentados com renda disponível. Mais aventuras estão disponíveis agora do que nunca!

O Everest Base Camp vem à mente como uma das caminhadas que a maioria dos caminhantes aspira. A ideia de ver o Monte Everest pessoalmente de perto é quase demais para existir. Por que “trekking” é diferente de “caminhada”? A palavra trekking implica em uma distância maior com mais logística em um lugar distante de sua terra natal. As caminhadas geralmente têm duração de vários dias, geralmente de 7 a 10 dias. Por causa da distância, o uso de animais de carga, como lamas ou mulas, pode ser necessário para transportar suprimentos.

Em alguns países como Nepal e África, o uso de carregadores é aceitável. O negócio de trekking que envolve empresas de trekking com guias e carregadores e outras equipes de apoio, como motoristas de ônibus e mestres de bairro, torna-se uma parte importante de algumas economias estrangeiras. Fiquei surpreso que mesmo nos Alpes a tradição do guia de montanha esteja muito viva. A empresa de orientação pode ter vans para fornecer aos hóspedes transporte para as trilhas e apoiar a caminhada enquanto ela se move pelas montanhas. A van com o motorista irá ao encontro do grupo de trekking ao atingir o marco dos dias, geralmente em uma trilha que fica perto de uma cabana de montanha ou pousada onde o grupo pode passar a noite. Na manhã seguinte, o processo se inverte com o guia tomando café da manhã com seus clientes. A van é usada para transportar os visitantes até o início da trilha para os próximos dias de caminhada até o próximo marco onde o processo se repete.

Em partes mais remotas do mundo, como o Nepal. O guia fica a cargo de um grupo de guias assistentes mais carregadores que carregam a “bagagem” dos clientes na caminhada. A bagagem é realmente o que o cliente levaria se estivesse caminhando de volta para casa, como saco de dormir, roupas extras, produtos de higiene pessoal e coisas diversas que qualquer um carregaria durante uma caminhada de vários dias nos estados. No caso do Nepal, estamos naturalmente preocupados com a altitude elevada e como isso pode afetar os clientes que vivem ao nível do mar.

O guia é bem versado nos diferentes problemas médicos que podem ocorrer com a altitude. Cabeça leve, náusea, fraqueza e dor de cabeça. Às vezes, o único remédio é descer para uma altitude mais baixa ou permanecer na mesma altitude até que a pessoa se sinta melhor. Isso pode ocorrer após uma boa noite de sono. Às vezes, alguns medicamentos, como aspirina ou, em casos mais graves, um medicamento mais forte pode ser usado para reduzir os sintomas. Em casos extremos, a pessoa que está realmente doente com doença de altitude deve ser escoltada para uma altitude mais baixa com um carregador que pode trazê-la para se juntar ao grupo principal depois que os sintomas estiverem sob controle.

Mas a logística e os efeitos da altitude são apenas alguns dos problemas que ocorrem no trekking em terras distantes! Que tal chegar na área de trekking? Há greves de aviões e aeroportos são fechados. Em uma recente viagem à Argentina, o aeroporto foi fechado por tumultos por três dias. Nós íamos pegar um ônibus para o início da trilha de trekking para encontrar nossos guias, mas até os ônibus estavam cheios. Encontramos um ônibus, mas estava tão cheio que tivemos que sentar bem na roda traseira. A viagem seria de 36 horas seguidas – demais para o meu corpo, posso garantir! Então, voltamos para o nosso hotel e esperamos mais um dia. As manifestações terminaram com a intervenção do governo e voamos para nossa trilha e encontramos nossos guias. Depois de quatro caminhadas na chuva a 10.000 pés. Nós com nossos companheiros de caminhada no acampamento base. A chuva continuou por dias a fio. Mas estávamos preparados com capa de chuva Gortex completa e valeu cada centavo. Assim, a instabilidade política e o clima quase atrapalharam uma viagem inteira. Também temos sempre seguro de viagem. Isso realmente foi útil quando nos deparamos com uma situação semelhante na Tailândia, quando manifestantes do governo fecharam o aeroporto internacional. Ficamos presos em Bankcock por sete dias, mas pelo menos estávamos confortáveis ​​e finalmente conseguimos os benefícios do nosso seguro de viagem que sempre pagamos, mas nunca usamos até então.

Trekking em terras distantes pode ser uma aventura emocionante. Mas algum planejamento pré-viagem percorre um longo caminho. Leia sobre o seu destino. É bom ter conhecimento da língua e dos costumes. O check-up médico, a obtenção de vistos e passaportes ocorrerão sem problemas. Chegar ao início da trilha de trekking pode ser uma aventura inteiramente em si. Não se esqueça do seu seguro de viagem – um dia você pode precisar dele!