Alguns meses atrás, em março de 2009, meu namorado James e eu fomos para o que só posso descrever como as férias de uma vida nas Maldivas. Nos últimos 10 anos, desde nossas primeiras férias juntos nas Ilhas da Baía de Honduras, onde fomos certificados como mergulhadores SCUBA, temos sido entusiastas de “mergulhadores de férias”. Com isso, quero dizer que mergulhamos apenas uma ou duas vezes por ano, durante as férias. É um ótimo hobby, porque nos incentiva a viajar para algum lugar diferente a cada ano. Até agora, estivemos no Egito, Tailândia, Flórida, México, Austrália e Malásia, e todas as viagens foram incríveis. No entanto, a nossa viagem às Maldivas eclipsou todas as outras férias em termos de conforto, serviço e o mais importante, a vida marinha que vimos lá.

Viajar para as Maldivas é caro, especialmente se você ficar em um dos muitos resorts lindos, alguns dos quais custam pelo menos US$ 500 por noite! Por mais diverso que seja, quando estávamos analisando as muitas opções, fazia sentido escolher um feriado ao vivo. Até começarmos a pesquisar, eu não sabia o quão grande são as Maldivas. Eles cobrem uma área de cerca de 300 quilômetros quadrados, então se você quiser visitar uma boa seleção de locais de mergulho, ficar em um resort não é viável porque você acaba gastando muito do seu tempo no barco de mergulho viajando de e para os locais de mergulho e menos tempo de mergulho. Com a opção de live aboard, você simplesmente navega pelo arquipélago no liveaboard principal e, em seguida, salta para o mergulho menor Dhoni que viaja ao lado do liveaboard principal para cada mergulho. Isso é ótimo, porque o barco menor pode chegar a águas mais rasas – tão perto dos locais de mergulho reais – e todo o equipamento é mantido a bordo do Dhoni para que você não precise arrastá-lo para qualquer lugar. Basta entrar no Dhoni, colocar seu equipamento e pular na água. De todas as viagens de mergulho que já fizemos, nunca tivemos uma experiência tão fácil. Uma coisa é certa, as Maldivas definitivamente nos mimaram!

Há uma grande variedade de live aboards nas Maldivas, todos oferecendo diferentes níveis de conforto e comodidades de acordo com o preço. Embora nosso orçamento não fosse suficiente para nos dar um dos resorts mais sofisticados, conseguimos um dos barcos live aboard mais sofisticados. Então, escolhemos o Island Safari 2 Royal, principalmente porque parece um daqueles iates particulares legais que você vê em lugares como Mônaco e Key West. Afinal, quando mais vamos passar uma semana vivendo como reis por uma fração do custo de alugar um iate como esse? Então, reservamos para um “Scuba Safari” de 7 noites.

Nossa viagem começou com um longo voo de 14 horas de Londres ao Aeroporto Internacional de Malé, com conexão no Catar. Vôos longos são algo com o qual nos acostumamos desde que nosso caso de amor com o mergulho começou. Infelizmente, morando no Reino Unido, se você quer águas tropicais e os melhores recifes de coral do mundo, voos longos são parte integrante. Uma coisa boa de Londres é que os voos daqui são alguns dos mais baratos do mundo. Nosso voo para as Maldivas custou pouco mais de US$ 1.000, o que achamos bastante razoável. Assim que chegamos em Malé, fomos recebidos no aeroporto por um representante da Island Safari 2 Royal, e fomos levados para o barco, que partiu de Malé. Embarcamos no barco e esperamos um pouco até que todos os convidados restantes chegassem e então partimos.

O barco era absolutamente lindo. Ainda melhor do que tinha aparecido nas fotos! Há 8 quartos e 2 suítes a bordo, e escolhemos a suíte porque tem banheira, e tanto James quanto eu adoramos tomar banho depois de um dia de mergulho. Acho que as pessoas subestimam o esforço físico do mergulho; não é uma questão de apenas flutuar na água. Quer dizer, você está nadando por várias horas por dia em um feriado de mergulho, então você fica realmente desgastado. Nossa suíte era linda, com uma bela janela grande, então acordamos com vistas das incríveis águas azul-turquesa das Maldivas e sol aparentemente permanente e pôr do sol espetacular. O resto do barco também era lindo, com uma bela sala de jantar, um pouco mais formal do que você poderia esperar, duas confortáveis ​​áreas de lounge para relaxar e assistir televisão e um deck externo muito grande, perfeito para tomar sol, meu segundo passatempo favorito depois mergulho! Não há nada como retornar à Inglaterra sombria com um bronzeado ultrajante.

Uma vez que todos os convidados estavam a bordo, partimos em direção ao primeiro local de mergulho; era início da tarde, então teríamos tempo para o mergulho introdutório no primeiro dia. Antes disso, recebemos um delicioso coquetel de boas-vindas (sem álcool, já que íamos mergulhar) e conhecemos todos os outros convidados. Tivemos um grupo muito internacional com outro casal do Reino Unido, um grupo de 4 da Itália e um casal da Alemanha. Enquanto a tripulação falava alemão, inglês e um pouco de italiano, o inglês era a língua dominante a bordo e, como todos os convidados eram fluentes, não havia barreira linguística. Escusado será dizer que James, eu e os outros britânicos não tínhamos habilidades linguísticas para oferecer, então ficamos aliviados! Nosso primeiro mergulho foi o mergulho introdutório, onde todos podem recapitular suas habilidades de mergulho e basicamente provar à tripulação que somos todos mergulhadores capazes. As correntes nas Maldivas podem ser fortes, então você realmente precisa ter alguma experiência de mergulho para aproveitar ao máximo as férias de mergulho aqui. Todos a bordo tinham muita experiência em mergulho e todos nós tínhamos pelo menos uma certificação Advanced Open Water, então não tivemos nenhum problema.

Fizemos o mergulho introdutório no Hanns Reef, no Atol de Malé Norte, e mesmo sendo apenas o mergulho introdutório, vimos uma grande vida marinha, incluindo uma moreia, algumas tartarugas, um grande grupo de pargos e muito ou Glassfish. Foi assim para o primeiro dia, e todos estavam cansados ​​de viajar, então relaxamos, conversamos com a tripulação e outros mergulhadores, principalmente sobre as férias de mergulho anteriores, e nos deliciamos com uma deliciosa refeição de kebabs de camarão ao estilo asiático, saladas e arroz. Foi absolutamente delicioso e todos nós cruzamos os dedos para que cada refeição fosse tão saborosa.

Passamos os dois primeiros dias da viagem navegando pelos atóis de North Male e North Ari, visitando locais de mergulho como Nassimo Thila, Rasfari, Rasdhoo Madivaru e Makaru Thila. Os destaques desses locais foram as incríveis Manta Rays em Rasfari. Durante o mergulho, vimos muitas Mantas sendo limpas e alguns peixes-morcego brincando no recife. Então, após o mergulho, fomos fazer um breve mergulho com snorkel pelo local, e vimos ainda mais Mantas – talvez as mesmas – são criaturas tão majestosas e pacíficas, e tão grandes, é inacreditável. Outro local memorável dos primeiros dias foi o Ghangethi Pass, onde vimos um grupo de 30 tubarões-de-ponta-branca de vários tamanhos, uma enorme arraia-manta, talvez com 5 metros de diâmetro e um tubarão-leopardo muito legal, algo que eu nunca tinha visto antes.

Todos os locais estavam se unindo à bela vida marinha. Se não víssemos uma das ‘grandes criaturas’, sempre veríamos muitos peixes bonitos de recife, pequenos invertebrados, lindos corais e geralmente também algumas grandes espécies pelágicas. A estrela principal da nossa viagem foi definitivamente o Manta Ray, em alguns dos locais haveria apenas um ou dois, mas em outros haveria 30-50. Nunca tínhamos visto, ou mesmo imaginado, tantas arraias em um só lugar.

Nosso mergulho noturno veio no quarto dia de nossa viagem em um local chamado Maaya Thila. O mergulho noturno é sempre uma experiência interessante e acho que é o único caso em que até mergulhadores experientes se sentem um pouco nervosos. Uma coisa é estar no oceano quando você pode ver, mas cercado por uma escuridão tão intensa é sempre um pouco intimidante e dá aquela adrenalina extra. O comportamento dos peixes é um pouco diferente à noite, quando a maioria deles caça. Vimos uma equipa de Tubarões-de-ponta-branca à procura de jantar e uma moreia, fora do seu buraco no recife e a nadar à volta de uma tartaruga, assim como um belo peixe-leão e o habitual plâncton fosforescente. muito legal!

Na noite seguinte, visitamos uma comunidade local em uma das ilhas. É muito interessante ver como essas pessoas vivem uma vida tão simples, totalmente em harmonia com seu ambiente. Todas as fontes de proteína que eles comem vêm do oceano e geralmente são servidas com um coco ou alguma outra fruta que cresce naturalmente em sua ilha. Eles fizeram algumas danças tradicionais para nós e nós compramos algumas lembranças legais deles. Esta parece ser a sua principal fonte de rendimento, para além do que ganham com a venda das suas capturas no mercado de Malé ou para resorts nas ilhas.

Nos dois últimos dias do safári live aboard, passamos pelos atóis de South Ari e Vaavu, onde os destaques foram Fotteyo e Cocoa Thila. Em Fotteyo, vimos um grupo de golfinhos passar, o que é realmente incomum durante o mergulho. Nós também vimos alguns belos Eagle Rays e alguns dos melhores recifes de coral que tínhamos visto durante toda a semana. Esta foi uma grande oportunidade para os fotógrafos subaquáticos do grupo tirarem belas fotos do coral com os peixes de recife e espécies pelágicas em primeiro plano. A Ilha do Sol no Atol Ari do Sul foi um dos locais mais importantes de toda a viagem, pois foi o único local onde vimos tubarões-baleia em toda a viagem, que é um dos grandes atrativos das Maldivas. Na verdade, havia dois tubarões-baleia diferentes neste local e eles eram ENORMES!

Ao todo, o mergulho foi excelente, vimos muito mais criaturas do que eu poderia mencionar aqui. Como muitos hóspedes saem das Maldivas diretamente do safári ao vivo, não pode haver mergulho no último dia, porque não é seguro voar tão logo após o mergulho, então passamos o dia mergulhando de manhã e depois fazendo compras em Male a tarde. Male é uma cidade muito congestionada, e definitivamente não é o lugar para passar suas férias nas Maldivas, mas vale a pena passar um dia lá só para conferir. O mercado de peixe é particularmente interessante e você vê como todos os pescadores de todas as ilhas chegam com a pesca do dia e os resorts de todo o país compram e levam de volta para alimentar seus hóspedes famintos.

Optamos por estender nossa viagem por alguns dias e aproveitar esses lindos resorts e relaxar completamente após nossa fantástica aventura de live aboard. Escolhemos o Coco Palm, Dhuni Kolhu, porque ficava a apenas 30 minutos do aeroporto e não queríamos ter que viajar muito. Estávamos mais interessados ​​nas massagens relaxantes no spa e no bangalô sobre a água. Quando você olha para as Maldivas no folheto de viagem ou na internet, são os quartos sobre a água que chamam a atenção, então parecia quase errado sair sem passar pelo menos uma noite dormindo em um. Nossos últimos dois dias no Coco Palm foram totalmente de tirar o fôlego, tanto assim, vai ser difícil encontrar um retiro de lua de mel mais perfeito do que este!

Depois de duas noites no Coco Palm, transferimos de volta ao aeroporto de Malé, prontos para embarcar em nosso voo de volta à sombria e sombria Londres. James e eu amamos as Maldivas, tudo sobre isso, e realmente esperamos voltar um dia, mais cedo ou mais tarde.