O artigo de hoje é minha tentativa de informar um pouco sobre o VERDADEIRO Dino. Eu não poderia pensar em uma maneira melhor de fazer isso do que contar a história sobre como eu (para melhor ou para pior, lol) descobri meu amor pela aviação. A única coisa que nos une é o nosso intenso amor pela aviação. Enquanto falo com pessoas de toda a indústria, todos parecem se lembrar do dia em que se apaixonaram por voar. Eu comparo aquele dia com nossa formatura do ensino médio ou o dia em que tiramos nossa primeira carteira de motorista. É um momento de mudança de vida que fica conosco.

Muitos de vocês acabaram de nascer na indústria. Tendo um pai que trabalhou na indústria como piloto ou FA, o amor sempre esteve lá. Muitos pilotos contam histórias para mim da primeira vez que seus pais pilotos os levaram em um voo em suas aeronaves pessoais ou pais da FA os levaram em voos frequentes quase desde o nascimento. Eu, por outro lado, não entrei assim.

Eu cresci em uma cidade muito pequena no nordeste. A população de um A-380 totalmente carregado é provavelmente maior do que a cidade em que cresci. A maioria da minha família eram trabalhadores de fábricas ou fazendeiros, então, como você pode ver, minha primeira infância não me levou diretamente para a aviação.

Isso tudo mudou no verão de 1976. Eu tinha 6 ou 7 anos. Minha mãe decidiu que já estava farta de nossa pequena cidade e nos mudou para a costa oeste. Todas as viagens que fizemos sempre foram de automóvel, então fiquei muito empolgado quando soube que viajaríamos de jato. Mesmo antes da minha primeira viagem, o fascínio pelos aviões já existia. Seja assistindo a shows aéreos locais, museus de aviões ou apenas sentado do lado de fora e olhando para os jatos voando alto acima da minha cidade natal “sobrevoada”, fui atraído por eles.

O dia em que chegamos ao aeroporto foi incrível. “Come Fly With Me” de Sinatra agora está tocando na minha cabeça enquanto eu digito. Chegamos cedo e mais ou menos no mesmo horário que nossa tripulação de voo. Eles andaram por aquele aeroporto como estrelas do rock e nós, meros mortais, os tratamos como tal. Os pilotos pareciam tão elegantes e confiantes em seus uniformes e os comissários de bordo pareciam ter saído de uma revista Vogue (maquiagem e cabelo simplesmente perfeitos e nenhuma ruga em seus uniformes). Meu primeiro contato com a indústria foi durante a era de ouro das viagens. Era como algo saído de um filme. Foi legal, foi lindo, foi emocionante e fiquei viciado para a vida

Antes de embarcar, olhei pela janela do aeroporto uma última vez e vi o que acreditava ser o maior avião do planeta. Uma vez a bordo, fomos recebidos pelas mulheres mais bonitas e felizes que eu já tinha visto. Aqueles lindos modelos no céu imediatamente gostaram de mim (o que posso dizer, eu era uma criança adorável nessa idade) e cuidaram muito bem de mim e da minha família. Atravessei a cabine para encontrar meu lugar. Ainda me lembro de um odor distinto daquele plástico dos anos 1970 (lembro porque todos os meus brinquedos tinham o mesmo cheiro distinto) e tabaco (algumas tradições, fico feliz em ver desaparecer). Encontramos nossos assentos e eventualmente nos encontramos taxiando para a pista. A essa altura, meu coração estava batendo cada vez mais forte. “Aeromoças, preparem-se para a decolagem” ouço pelos alto-falantes. A próxima coisa que percebi foi que o avião começou a se mover cada vez mais rápido pela pista. Minha excitação estava crescendo mais do que nunca. De repente, o jato começou a se afastar do chão, subindo cada vez mais alto. Olhei pela janela enquanto o aeroporto e tudo tão familiar para mim se tornava cada vez menor. “UAU!!!” Eu pensei. ESTOU VOANDO DE VERDADE!!!!!!!!!!!!!!! A próxima parte do voo foi, como agora sei, bastante rotineira (bebidas, refeições, etc). Uma vez no céu, minha atenção se voltou para as janelas. Eu estava completamente em transe ao olhar pela janela. Tudo parecia tão pequeno lá embaixo. Depois de anos olhando para o pequeno jato no céu, finalmente descobri o que eles estavam olhando de sua “vista de cima”. É meio engraçado porque essa é a visão do mundo que eu estou mais acostumado a ver (e a que eu mais prefiro). Minha parte favorita do voo foi quando o capitão voltou a usar os alto-falantes e nos disse para olhar para o Grand Canyon enquanto sobrevoávamos. Essa visão ainda está enraizada na minha memória.

Acho que até hoje sou muito grato aos comissários de bordo naquele avião. Eles estavam mais atentos a mim do que qualquer um tinha estado até aquele momento. Eles paravam a cada dois minutos para ter certeza de que eu estava indo bem. Um tinha ido até o capitão para me garantir um convite para o convés de vôo. Eu queria subir lá mais do que tudo, mas estava com muito medo de conhecer os pilotos e por algum motivo não quis ir. Provavelmente foi a primeira vez na minha vida que me lembro de me arrepender de não ter feito algo que eu realmente queria fazer. Acho que aconteceu muito porque a comissária voltou e nos disse para avisá-la se eu mudasse de ideia (infelizmente, nunca mudei – levei quase 30 anos antes de finalmente conseguir) e que o capitão queria que eu tivesse um presente. Era um pequeno modelo de plástico do jato em que estávamos voando com o logotipo da companhia aérea. Os FAs estavam lá para me cuidar durante a descida, quando meus ouvidos começaram a doer intensamente.

Toda a experiência me fez querer entrar na indústria, mas foram essas senhoras e seu tratamento especial que realmente cimentou meu desejo de entrar na indústria. Durante anos, quis ser piloto, mas os acontecimentos ao longo dos anos afastaram-me disso, mas o meu amor pela aviação perdurou. Ainda quero aprender a pilotar aviões como hobby, mas mudanças recentes na indústria e minha marcha rápida para a meia-idade agora está agindo como um impedimento para que ela seja uma escolha de carreira viável. Felizmente, cerca de 5 anos atrás, eu caí na indústria por acidente. Eu estava entre empregos na minha antiga indústria e respondi a um anúncio para um emprego como comissário de bordo. Parece que o amor ainda estava lá e aquele trabalho temporário se transformou em uma nova carreira pela qual tenho uma paixão genuína. Até hoje, lembro daquelas senhoras como um padrão para fazer meu trabalho (e fazê-lo bem). Alguns dias, os passageiros podem fazer o seu melhor para tornar esse ideal difícil de alcançar, mas ainda assim eu os credito pelo motivo de ser frequentemente reconhecido por meus colegas, supervisores e especialmente pelos passageiros como sendo bom no que faço. Devo tudo a eles.

Muitas vezes penso nesses FA’s e espero que tudo esteja bem para eles. Como todos estão agora em seus 50 e 60 anos, eu realmente espero que eles tenham tido a sorte de se aposentar antes que todas as mudanças da indústria entrassem em vigor desde 2001. Meu desejo para eles é que eles estejam desfrutando de uma aposentadoria feliz e divertida e ainda viajando pelo mundo. Antes de ir, quero mais uma vez enviar a eles um sincero “obrigado” por terem uma influência tão profunda em mim depois de todos esses anos. Senhoras, devo tudo a vocês.

Adeus a todos e Voe Seguro!!!!