Ultimamente tenho estado ocupado com o negócio do turismo (principalmente trabalho de promoção), incluindo o registro do meu carro, entre outras coisas, e não pude ir com os irmãos aqui em nenhuma viagem missionária. Alberto e eu queríamos voltar para Cushpa, uma pequena vila no desfiladeiro acima de Cotahuasi, que fica a 14.500 pés. Como a maioria das pessoas mora a algumas horas da aldeia, a única vez que estão todos juntos é para a reunião mensal da aldeia. Tínhamos concordado em ir a Cushpa no dia 15 deste mês, o dia da reunião deles, para ministrar lá. No entanto, tive alguns negócios de última hora na semana passada, uma viagem de quatro dias muito bem-vinda com uma família de turistas da França, levando-os a Arequipa pelo Canyon do Colca. No caminho, descobrimos que haveria uma greve de transporte em Arequipa, então tivemos que cortar um quinto dia extra que planejamos escalar um vulcão ativo de 18.619 pés, para levá-los de volta a Arequipa antes da greve começar. Então a greve planejada de dois dias se tornou indefinida e eu não tinha certeza se conseguiria deixar Arequipa para voltar a Cotahuasi a tempo da viagem missionária.

Deus resolveu tudo e pudemos partir para Cotahuasi na sexta-feira, conforme planejado. Maribel, uma amiga de Arequipa, voltou comigo para ensinar as crianças em Cushpa. Tivemos um pouco de dificuldade para sair de Arequipa, pois muitas estradas estavam bloqueadas devido à greve, mas finalmente conseguimos. Pensávamos que tudo estava claro, até chegarmos a La Joya, cerca de uma hora fora da cidade. Ali a Rodovia Pan-Americana foi bloqueada e tivemos grevistas ameaçando arrebentar as janelas do carro. Tentamos convencê-los a nos deixar passar, mas estava ficando muito tenso, então batemos em retirada apressada. Havia uma rua de cascalho a apenas um quarteirão da rodovia, e pudemos usá-la para contorná-los e continuar nosso caminho.

Chegamos em Cotahuasi sem maiores problemas, esperando sair no sábado para Cushpa. No entanto, como a igreja estava tendo um seminário de treinamento de liderança na sexta e no sábado, não pudemos partir para Cushpa até domingo de manhã. Meu carro velho só comportava cinco pessoas, enquanto meu novo tem espaço para sete, então partimos para Cushpa no domingo de manhã com uma carga completa de equipamentos e sete pessoas; Isedoro e Alberto, meus parceiros regulares de ministério, junto com a esposa de Alberto, e Fredy e sua esposa. Chegamos a Suni, onde mora o Isedoro, e ele perguntou se podíamos parar por alguns minutos para que ele pegasse suas coisas e cumprimentasse sua esposa. Como de costume não há paradas rápidas aqui, sua esposa nos convidou para o café da manhã também. Então Isedoro perguntou se sua esposa poderia se juntar a nós, então eles espremeram quatro pessoas no banco de trás.

Paramos em Machuancca, a aldeia mais próxima, porque os professores de lá nos pediram para fazer uma reunião lá também. Queríamos fazer planos para estar lá na segunda à noite, mas os professores não estavam lá por causa da greve. Continuamos na estrada acidentada, chegando ao rio Cushpa por volta das 12h15, onde descobrimos que a ponte ainda não estava terminada e o rio era muito profundo para atravessar. Tínhamos todo tipo de comida, equipamento e equipamento, incluindo um gerador de gás (sem eletricidade em Cushpa) para exibir um filme bíblico. Enquanto estávamos tentando descobrir como atravessar o rio, o operador da escavadeira se ofereceu para nos levar em seu gato. Então tivemos que fazer várias viagens de lá até a colina para levar todas as coisas para Cushpa, que ficava a cerca de um quilômetro e meio de distância. Finalmente enviamos Isedoro na frente e ele trouxe dois homens e duas crianças para nos ajudar.

Tivemos um bom tempo de ministério lá, com a população local e com os dois professores, que não estavam participando da greve. Após a exibição do filme, descemos para a pequena sala comunitária, onde nos deixaram passar a noite. Eu tinha feito sopa de legumes com macarrão de galinha para o jantar, mas Fredy e sua esposa Bertha não estavam lá. Alguém disse que eles estavam visitando um dos professores, que era um velho conhecido de Fredy, e achavam que tinham sido convidados para jantar também. Tínhamos acabado de comer quando eles voltaram. Eles estavam visitando, mas não jantaram. Havia cerca de meia tigela de sopa sobrando, então eu estava pronto para fazer mais um pouco, quando alguém apareceu com uma grande panela de ensopado de alpaca!

Na segunda-feira de manhã, comemos aveia e pão, junto com o ensopado de alpaca, no café da manhã. Não tínhamos parado para pensar em pegar água na noite anterior, e quando saí para pegar água, a torneira estava congelada. Nós tínhamos um pouco de água sobrando, então eu aqueci e despejei na torneira, mas os canos ainda estavam congelados. Felizmente os professores tinham água suficiente para compartilhar conosco, então não tivemos que esperar duas horas até que o sol descesse sobre a montanha e descongelasse os canos. Depois do café da manhã, enquanto eu ia com Isedoro, Alberto e suas esposas visitar uma família de crentes bastante novos, cerca de duas horas de caminhada; Maribel ensinou uma história bíblica para cerca de 30 crianças na escola. Chegamos na casa da família e, claro, fomos convidados para o mate de manzana. Um deles queria ser batizado, mas não estava se sentindo bem, então não pudemos fazer isso – no gelo – rio cushpa frio.

De acordo com nosso plano, Fredy era encontrar ajuda para levar as coisas de volta para o carro, e depois que Maribel terminasse de ensinar as crianças, elas transportariam todas as coisas e nós as encontraríamos lá no carro. Eu estava caminhando mais rápido que o resto e voltei ao rio cerca de 30 minutos à frente deles. Enquanto descia a colina até o rio, esperava vê-los com alguns burros ou mulas, descarregando toda a carga. Em vez disso, cheguei a tempo de ver Maribel e Fredy trazendo as últimas coisas para o rio. Dois meninos se revezaram carregando o gerador em suas costas, mas Fredy e Maribel tiveram que fazer muitas viagens para obter todo o resto das coisas. Depois de ver Bertha, que estava grávida, carregando uma grande carga no dia anterior, eu tinha gentilmente, mas firmemente dito a ela que não carregasse mais nada.

O Gato não estava à vista, então acabei fazendo meia dúzia ou mais de viagens pelo rio gelado para trazer todo o equipamento, exceto o gerador, que já havia sido levado, então fui o único que tive que molhar meus sapatos. Eu quase caí algumas vezes carregando uma grande caixa de equipamentos eletrônicos nas costas, sem bastões de trekking para me equilibrar. O rio tinha apenas a profundidade do joelho, mas rochoso e tinha uma corrente bastante forte. Finalmente os outros dois casais apareceram, Alberto estava usando sandálias de borracha, então eu as peguei emprestadas e as levei para Fredy usar. Eu então carreguei Maribel em minhas costas enquanto Fredy caminhava para me firmar. Então voltamos para buscar a esposa dele, que eu achava que estava grávida de sete meses ou mais, e ele a carregou enquanto eu o ajudava.

Colocamos tudo no carro e partimos, na viagem de quatro horas e meia de volta a Cotahuasi, quando alguns minutos depois a esposa de Fredy começou a ter dores de parto! Acontece que ela estava na última semana de gravidez! Chegamos a Churca, a cerca de uma hora de distância, e paramos para ver o obstetra de lá. Ela verificou Bertha e disse que não havia nada com que se preocupar; foi apenas o passeio de carro áspero. Ela disse que Bertha não entregaria o bebê por pelo menos 8-10 horas, e nós poderíamos facilmente fazer a viagem de volta para Cotahuasi. Pedimos a ela para ir conosco, mas ela disse que não havia motivo para isso, então partimos. Quinze minutos depois Bertha começou a gritar, e logo as dores começaram a aparecer a cada quatro ou cinco minutos. Decidimos tentar chegar a Puica, a cerca de uma hora e meia de distância, pois era a vila mais próxima com clínica médica (exceto para voltar para Churca).

Eu estava tentando dirigir com cuidado para evitar balançar muito na estrada de montanha muito difícil, bem como por causa de todos os ziguezagues. Chegamos em Suni, cerca de 20 minutos de Puica, e as dores estavam com cerca de dois minutos de intervalo, e Bertha estava gritando. Estávamos todos ‘rezando sem cessar’, e Fredy disse para esquecer os solavancos e chegar a Puica o mais rápido possível. Felizmente aquele trecho da estrada era bastante plano, só muitas curvas e animais na estrada, vacas, ovelhas, burros e lhamas. A essa altura as dores do parto eram quase contínuas, e então Bertha disse que sua bolsa havia rompido. Eu estava dirigindo o mais rápido que podia, buzina tocando para abrir caminho, e chegamos voando em Puica e estacionamos em frente à clínica. As pessoas tinham saído para ver do que se tratava o barulho, então gritei que precisávamos de um médico imediatamente.

Eles ajudaram Fredy a carregar Bertha para a clínica (sem cadeiras de rodas lá) e menos de 15 minutos depois, a bebê Abigail nasceu! Louvado seja Deus que fizemos isso com segurança e a tempo, e a mãe e o bebê estão saudáveis ​​e bem. Nós os deixamos, junto com Fredy, na clínica naquela noite e voltamos para Suni para passar a noite com Isedoro e sua família, que moram lá – nem tivemos tempo de deixá-los no caminho. Na terça de manhã voltamos para Puica e esperamos cerca de uma hora até soltarem Bertha e Abigail. Tivemos um final muito mais tranquilo em nossa viagem e voltamos com segurança para Cotahuasi pouco antes do meio-dia. Foi uma das viagens missionárias mais cheias de aventura que já fiz!

A aventura não terminou quando voltamos a Arequipa na quinta-feira à noite. Eu precisava levar meu carro para o estacionamento onde eu o mantenho enquanto estou aqui, e Maribel precisava ir para sua aula em uma universidade perto de lá, então eu me ofereci para dar uma carona a ela e parar para um jantar de frango assado no caminho. Estávamos no restaurante há alguns minutos quando uma mulher entrou e disse que alguém estava roubando coisas do meu carro. Eu saí correndo, mas eles já tinham ido embora, e peguei minha mochila e a carteira de Maribel de sua mochila, que nós tolamente deixamos no carro. Minha mochila estava com o passaporte e o celular, porque eu planejava viajar para o Chile logo em seguida.

O pai de Maribel ligou para meu celular e o ladrão atendeu. Ele concordou em encontrar Lucho e devolver o passaporte e outros documentos para uma “recompensa”. Ele deveria ligar hoje à noite para marcar um horário e local para a reunião, mas ainda não o fez, e não atendeu o celular hoje. Espero que ele devolva os documentos amanhã, para que eu não tenha que substituir meu passaporte, e Maribel seu DNI (carteira de identidade nacional que todo peruano deve levar). Se não o recuperar até domingo, terei que ir a Lima para obter um passaporte substituto.