Em meu trabalho missionário aqui no sul do Peru, às vezes ajudo algumas equipes de curta duração que vêm dos Estados Unidos. Eddie e sua equipe da Flórida. Eles estavam vindo de Pausa e deveriam me encontrar no planalto, cerca de uma hora antes de Oyolo, pois iriam usar a “nova estrada” que aprendemos quando estávamos lá alguns meses antes. Deveria ligar entre Tactanga (há uma boa estrada entre Pausa e Tactanga) e Oyolo, economizando uma caminhada de 4-5 horas. Na segunda-feira à tarde, esperei por Eddie e sua equipe por um curto período de tempo no local de encontro designado, mas isso não durou muito, pois não sou um “garçom” muito bom. Então decidi dirigir o mais longe possível na nova estrada para encontrá-los. Desci a estrada por alguns minutos até chegar a uma ladeira íngreme e parei para dar uma olhada. Eu estava com medo de que, se eu descesse até lá, eu não tivesse força para subir novamente, pois meu carro não tem uma faixa “4×4 baixa” e a estrada era um pouco macia. Não há problema, pois esta estrada parecia ser apenas um atalho se você quisesse ir para Oyolo. A estrada principal parecia ser cerca de seis milhas em direção a Cotahuasi, então eu voltei para lá.

Havia trilhos de caminhões frescos na estrada, com rodas duplas, então imaginei que se um caminhão grande pudesse passar por lá, a estrada não poderia ser tão ruim. No entanto, cerca de 10 minutos na estrada, os trilhos do caminhão viraram, mas ainda havia um conjunto de trilhos continuando, descendo um morro. Aqueles viraram alguns minutos depois e a estrada desapareceu! Eu podia ver a estrada saindo de uma ravina do outro lado e também podia ver para onde ela ia em direção a Oyolo. Mas havia pelo menos um quilômetro e meio de rochas e uma ravina profunda entre mim e lá. Descendo, segui uma trilha tênue pela areia até o que parecia ser uma área pantanosa; felizmente estava seco agora. Perdi os rastros, mas consegui subir no topo de uma colina onde podia ver a estrada a menos de ¼ de milha abaixo de mim, mas sem estrada para ela e sem rastros, apenas mais pedras e ravinas. Depois de esperar cerca de uma hora, decidi ir até Oyolo e ver se havia alguma mensagem lá.

Em Oyolo, liguei para a rádio pública de Pomacocha (a última aldeia que eles passaram com rádio) e descobri que eles haviam saído de lá por volta das 15h, mas o operador disse que eles estavam na trilha de caminhada. Comecei a descer a trilha, perguntando a todos que conhecia se tinham visto os gringos. Finalmente, por volta das 18h, encontrei um homem que disse que eles haviam começado na estrada em Tactanga às 15h e estavam definitivamente tentando atravessar o planalto de caminhão. Nos disseram que eram apenas três horas de Tactanga a Oyolo, então eu corri de volta para Oyolo, esperando que eles estivessem lá quando eu chegasse lá às 19h. Não havia sinal deles, então comecei a andar pela estrada, esperando encontrá-los. Depois de uma hora, desisti e voltei para Oyolo por volta das 21h. Agora eu não sabia o que fazer, eu sabia que eles tinham que estar em algum lugar no planalto, eu não podia dirigir ou caminhar até lá, então finalmente fui para a cama, rezando para que eles estivessem bem.

Terça-feira de manhã levantei-me cedo e voltei duas horas pela estrada até onde tinha esperado na tarde anterior. Ainda nenhum sinal deles. Desci até a estrada abaixo e depois subi a estrada do outro lado até um cume a cerca de uma hora de distância. Eles deveriam estar lá até então. Eu deveria ter sido capaz de ver a poeira deles se eles estivessem na estrada. nada. Voltei para o meu carro, limpando a estrada de pedras e tapando buracos para torná-la transitável, já que ele não era conduzido há meses, desde a estação chuvosa. Limpei as pedras para fazer um caminho até a colina em que estava estacionado, para que eu pudesse descer. Consegui dirigir até a estrada sem muito problema, subi a estrada para passar por onde eu havia caminhado, provavelmente cerca de 10 milhas no total. Finalmente cheguei a outra colina íngreme, descendo até uma planície, onde não conseguia mais ver a estrada. Sem caminhão, sem poeira. Eu finalmente decidi que eles devem ter se virado e voltado por algum motivo.

Voltei para Oyolo onde havia uma mensagem para eles imediatamente em Pausa, era urgente! Acontece que eles se perderam lá na noite de segunda-feira, passaram uma noite fria e inquieta a mais de 15.000 pés com pouco sono no caminhão e voltaram para Pausa na terça-feira para obter mais combustível e um guia. Eddie disse que eles tentariam de novo na quarta-feira, então levantei cedo de novo e voltei para encontrá-los. Esperei no topo da colina, acima da estrada deles, porque mal havia conseguido voltar no dia anterior. Depois de esperar pelo que pareceu uma eternidade, vi a poeira deles e finalmente eles apareceram. Levaram cinco horas, não três, porque a estrada era muito ruim. Alguns dias depois, quando eles voltaram para Pausa, fui com Eddie para aprender a estrada. Eu então caminhei de volta a Oyolo para pegar meu carro e retornar a Cotahuasi. Em uma viagem futura, eles planejam voar para Arequipa e dirigir por Cotahuasi para chegar a Oyolo, em vez de pegar aquela estrada novamente.